quinta-feira, 18 de junho de 2009

Curso ciências físicas e biomoleculares-USP São Carlos


Ciencias Físicas e Biomoleculares representa o conjunto de disciplinas que avança o conhecimento nas leis físicas e químicas que governam a formação, estrutura e propriedades das moléculas biológicas, e suas interações no nível celular e dos sistemas vivos e que integra os conceitos de ciências naturais para aplicações em biotecnologia, saúde humana, agropecuária e ciências ambientais.



Por que faz sentido integrar os avanços modernos da biologia molecular aos princípios da biotecnologia?



Os tremendos avanços da biologia celular e molecular nos últimos 25 anos têm modificado fundamentalmente nossa compreensão dos sistemas vivos. Este novo entendimento ao nível das células e do conjunto de moléculas a ela associadas tem resultado em grande impacto na medicina e na tecnologia.

Duas vertentes tem marcado decisivamente estes desenvolvimentos: por um lado, a elucidação de milhares de estruturas de macromoléculas, desde o pioneiro trabalho de Watson e Crick com a estrutura do DNA em dupla-hélice e de Kendrew e Perutz com as estruturas das proteínas mioglobina e hemoglobina, tem permitido compreender que a delicada conformação tridimensional das moléculas biológicas é essencial para a sua função; por outro lado, as ciências genômicas tem proporcionado um volume gigantesco de informações sobre a diversidade das proteínas funcionais, sua expressão concertada e fortemente regulada e capacidade de interação.



A maturidade dos estudos fundamentais sobre estes temas tem permitido a sua utilização em diversas áreas da biotecnologia como:

* O planejamento e desenvolvimento de novos fármacos inovadores, vacinas e diagnósticos

* Dispositivos moleculares para o encapsulamento e distribuição controlada de fármacos

* Engenharia de proteínas com inúmeras aplicações industriais em tecnologia enzimática, indústria da química fina, alimentos, biodegradação, tratamento de resíduos, bioremediação e biorreatores.

* Integração de moléculas biológicas com outros materiais em biossensores com inúmeras aplicações tecnológicas e ambientais

* Planejamento e síntese de biomateriais para uso em medicina e saúde.

* Utilização de ferramentas de bioinformática no reconhecimento de padrões biológicos, com amplas aplicações em genômica, proteômica, visão cibernética e inteligência artificial.

* Mais recentemente, grande interesse tem-se demonstrado na integração de moléculas biológicas em nano dispositivos, na assim chamada nanobiotecnologia.

fonte:http://cbme.ifsc.usp.br/cfb/index.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário