terça-feira, 30 de março de 2010

São Vicente doa terreno a Unesp para o "Instituto do Pré-Sal"


Agilidade. Palavra que resume a entrega do terreno localizado na Avenida Francisco Bensdorp, na Cidade Náutica, para instalação do Instituto do Mar com ênfase em Pré-Sal em São Vicente em menos de uma semana. A assinatura da escritura definitiva que firma a doação do terreno por parte da Prefeitura à Unesp, em cerimônia realizada nesta terça-feira (30/3), à tarde, no Salão Nobre do Paço, comprova isso. Por iniciativa do deputado federal Márcio França (PSB), em parceria com a Universidade Estadual Paulista (Unesp), por intermédio do reitor Herman Jacobus Cornelis Voorwald, o novo instituto tem a finalidade de formar uma equipe de pesquisa e tecnologia com mais de 100 profissionais que sirva como referência em estudos do mar e do pré-sal em todo o Brasil.
Na ocasião, o prefeito Tercio Garcia aproveitou para ressaltar a importância da agilidade tanto do corpo técnico da Prefeitura, do cartório, bem como da Câmara Municipal, que aprovou em tempo recorde os trâmites burocráticos para a liberação de recursos em Brasília.
“No futuro, veremos nos jornais que estudiosos do Instituto do Mar em São Vicente darão sempre suas opiniões e ajudarão a tomar as decisões referentes a essas novas descobertas,” completou o deputado federal Márcio França.
O deputado informa que apenas depois de quatro meses de negociação, o Ministério da Ciência e Tecnologia autorizou o empenho de R$ 26 milhões no orçamento da União de 2010. A conquista se deu após reunião com o ministro Sérgio Rezende, o chefe de gabinete do ministério, Alexandre Navarro e a assessora especial Ana Gabas. A viabilização do “Núcleo de Estudos Avançados do Mar – Um Olhar para o Pré-Sal”, denominação oficial do instituto, é fruto de emenda apresentada em 2009 pela bancada dos deputados federais e senadores representantes do Estado de São Paulo, com projeto idealizado por Márcio França e pelo senador Aloízio Mercadante (PT).
Já o reitor da Unesp agradeceu ao prefeito Tercio e também ao deputado Marcio França por entender a importância do instituto. “Agradeço a todos pela rapidez e por entenderem que a Unesp vem para dar o máximo de seu conhecimento nesse passo importante na história deste País, com este instituto que será referência em todo o Brasil”. Ainda segundo Herman Voorwald, a intenção é que até o final do ano as atividades estejam em pleno funcionamento.
O presidente da Câmara de São Vicente, Paulo Lacerda, aproveitou para enaltecer a maneira com que o Legislativo tratou o assunto. “Quero agradecer aos meus pares por entender a importância desse ato histórico para a nossa Cidade”.
Estiveram também presentes à cerimônia, como representantes da Petrobras, o engenheiro naval Ricardo Migueis Picado, o consultor senior Elísio Caetano, o gerente setorial de Engenharia de Produção, Antônio Zedane, o tabelião Fernando Taveira, além dos vereadores Caio França, Diogo Batista, José Soares, Tiça, Valter Vera, Marco Bittencourt, Pedro Gouvêa, José Soares, Roberto Rocha e os secretários Jânio Banith (Governo) Tânia Simões (Educação), Brito Coelho (Turismo), Clóvis Vasconcellos (Comunicação), Leo Santos (Desenvolvimento Urbano e Manutenção Viária) e Renato Caruso (Cultura).

fonte:http://www.saovicente.sp.gov.br/noticias/visualizarnoticia.asp?ID=1608

Nenhum comentário:

Postar um comentário