quinta-feira, 11 de março de 2010

Reator argentino volta a fornecer molibdênio


O reator do centro atômico de Ezeiza, da Comisión Nacional de Energia Atómica (CNEA) da Argentina, retomou a produção de molibdênio-99 em 1º de fevereiro. A primeira remessa do molibdênio argentino chega ao Brasil na noite de 5 de fevereiro.

O material será processado e distribuído no dia 6 de fevereiro, sábado. Serão produzidos 169 geradores de calibrados para a segunda-feira, dia 8. Os geradores produzidos representarão cerca de 50% do total de geradores distribuídos pelo instituto na semana de 1º a 7 de fevereiro.

O Ipen processou e distribuiu, em 3 de fevereiro, quarta-feira, 93 geradores de tecnécio produzidos a partir do molibdênio importado da África do Sul, calibrados para o domingo, dia 6 de fevereiro. Cerca de 44 geradores de tecnécio-99m com atividade entre 500 a 2.000 miliCurie, foram importados da França, prontos para uso, durante o período de 1º a 7 de fevereiro. Durante esse período, o Ipen está importando, de Israel, 28 geradores de tecnécio-99m com previsão de distribuição até 7 de janeiro, domingo. Os geradores israelenses têm atividade de 1.500 e 2.000 miliCurie.

No total, o instituto prevê a distribuição de 341 geradores.

O tálio-201, empregado para análises cardíacas e recebido de fornecedor internacional, tem previsão de chegada em 7 de fevereiro, com produção e distribuição em 8 de fevereiro, segunda-feira, calibrado para 12 do mesmo mês. O radiofármaco é utilizado em substituição ao tecnécio-99m em determinados casos.

Previsão para retomada da operação no reator canadense

O reator canadense NRU, da Atomic Energy of Canadá Limites´s (AECL), um dos principais produtores de molibdênio-99m, tem previsão de retomar sua operação em meados de abril, após reparos que se iniciaram em maio de 2009 e que ocasionaram uma crise internacional no fornecimento do radioisótopo. Segundo boletim da AECL, dez dias após a retomada da operação, será possível iniciar o processamento de molibdênio-99.

A Gerência Comercial do Ipen comunicará a todos os clientes as atividades dos geradores de tecnécio que poderão ser fornecidos a cada semana.

A Gerência Comercial está à disposição dos clientes para esclarecimentos adicionais.

fonte:https://www.ipen.br/sitio/?idc=6560

Um comentário:

  1. Victor,
    Vi sua solicitação no orkut.
    Veja este site: http://www.efofex.com/
    Talvez possa ser útil.
    abraço.

    ResponderExcluir