quinta-feira, 3 de setembro de 2009

MCT apoia criação de Núcleo de Estudos do Mar em São Vicente-Baixada Santista-"SCIENTIA VINCES"


03/09/2009

O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) anunciou na quarta-feira (02/09) seu apoio ao projeto da Unesp “Núcleo de Estudos Avançados do Mar- Um olhar para o pré-sal”.

O centro, que será instalado no Câmpus do Litoral Paulista da Universidade, em São Vicente, congregará 117 pesquisadores de diversas unidades da instituição e será voltado para o desenvolvimento de estudos nas áreas de Geologia, Oceanografia, Recursos Naturais, Recursos Pesqueiros e Meio Ambiente.

A iniciativa busca dar subsídios técnicos para a exploração de fontes de energia, como o petróleo localizado na região do pré-sal, sem perder o foco da conservação ambiental.

O projeto visa a formação de profissionais, sobretudo aqueles voltados à área de petróleo. Em um primeiro momento, pretende-se criar cursos de pós-graduação para a formação de recursos humanos qualificados nas atividades de pesquisa, inovação tecnológica e desenvolvimento de produtos e também nos processos e serviços relacionados ao mar.

O núcleo terá um conjunto de laboratórios que serão utilizados na forma de multiusuários e equipamentos de grande e médio porte. O projeto está orçado em cerca de R$ 30 milhões.

Seu caráter multidisciplinar possibilita também a criação de novos produtos a partir da biodiversidade, como também o estabelecimento de políticas públicas adequadas para o crescimento econômico da região.

O centro foi idealizado pelo reitor Herman Jacobus Cornelis Voorwald após uma conversa no gabinete do ministro Sergio Machado Rezende, em julho. A proposta encaminhada ao MCT foi elaborada pela Pró-Reitoria de Pesquisa.

"A unidade servirá de treinamento para a juventude da região. Os jovens que se formam em São Vicente e cidades próximas terão a oportunidade de se qualificar para atuar nos mais diversos segmentos que devem surgir a partir da exploração do pré-sal, por exemplo. Logicamente, teremos também demanda nas áreas de gestão de portos e, principalmente, em engenharia em ciências biológicas", destacou o reitor.

A Baixada Santista Merece-"Scientia Vinces"-VenceráS pela Ciência


fonte:http://www.unesp.br/int_noticia_imgesq.php?artigo=4500
Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp

Nenhum comentário:

Postar um comentário